É ruim perder peso muito rápido?

É ruim perder peso muito rápido?

É normal querer perder peso o mais rápido possível .

Mas provavelmente você já ouviu que é melhor perder peso de forma lenta e constante.

Isso porque a maioria dos estudos mostra que as pessoas que perdem peso lentamente são mais propensas a mantê-lo por muito tempo. Perder peso lentamente também vem com muito menos riscos para a saúde ( 1 , 2,3Fonte confiável)

No entanto, vários estudos recentes descobriram que a perda de peso rápida pode ser tão boa e segura quanto a perda de peso lenta (4Fonte confiável5Fonte confiável)

Então, é realmente ruim para você perder peso rapidamente? Este artigo se aprofunda na pesquisa para descobrir a verdade.

O que é considerado perda de peso rápida?

De acordo com muitos especialistas, perder 1–2 libras (0,45–0,9 kg) por semana é uma taxa saudável e segura ( 1 , 2,3Fonte confiável)

Perder mais do que isso é considerado muito rápido e pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde, incluindo perda muscular, cálculos biliares, deficiências nutricionais e uma queda no metabolismo (4Fonte confiável6Fonte confiável7Fonte confiável8Fonte confiável)

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As maneiras mais comuns pelas quais as pessoas tentam perder peso rapidamente são fazendo muito exercício e seguindo uma “dieta radical” ou uma dieta de muito baixas calorias com menos de 800 calorias por dia .

As pessoas geralmente preferem a opção de comer uma dieta de muito baixo teor calórico, uma vez que muitas vezes é mais fácil perder peso com dieta do que exercícios (9Fonte confiável)

No entanto, se você está apenas começando uma dieta ou plano de exercícios, pode perder muito mais do que 2 libras (0,9 kg) na primeira semana.

Nesse período inicial, a perda rápida de peso é perfeitamente normal. O peso que você perde durante esse período é comumente chamado de “peso da água”.

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Quando você consome menos calorias do que seu corpo queima, ele começa a mergulhar nas reservas de energia, conhecidas como glicogênio. O glicogênio em seu corpo é ligado à água, então, quando você está queimando glicogênio como combustível, o corpo também libera essa água (10Fonte confiável11Fonte confiável)

É por isso que você pode experimentar uma grande queda de peso durante a primeira semana. Uma vez que seu corpo esgota seus estoques de glicogênio, sua perda de peso deve se estabilizar em 1–2 libras (0,45–0,9 kg) por semana.

Resumo: De acordo com especialistas, perder
1–2 libras (0,45–0,9 kg) por semana é uma taxa saudável e segura, enquanto perder mais do
que isso é considerado muito rápido. No entanto, você pode perder mais do que isso durante
a primeira semana de um plano de exercícios ou dieta.

Você pode manter a perda de peso rápida?

Perder peso é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é mantê-lo afastado para sempre.

A maioria das pessoas que segue uma dieta recupera metade do peso que perdera depois de apenas um ano. Pior ainda, quase todos que seguem uma dieta recuperam todo o peso que perderam após 3-5 anos (12Fonte confiável13Fonte confiável14Fonte confiável)

É por isso que os especialistas costumam sugerir perder peso em um ritmo lento, mas constante. A maioria dos estudos mostra que as pessoas que perdem peso em um ritmo lento, mas constante, são mais propensas a mantê-lo por longo prazo (15Fonte confiável16Fonte confiável17Fonte confiável)

Além disso, os planos que incentivam a perda de peso lenta geralmente ajudam a desenvolver comportamentos alimentares saudáveis, como comer mais frutas e vegetais e beber menos bebidas adoçadas com açúcar. Comportamentos como esses podem ajudá-lo a manter o peso baixo a longo prazo (18Fonte confiável19Fonte confiável20Fonte confiável21Fonte confiável)

No entanto, vários estudos descobriram que a perda de peso rápida pode ser tão eficaz quanto a perda de peso lenta, mesmo a longo prazo (4Fonte confiável5Fonte confiável)

Em um estudo, 103 pessoas seguiram uma dieta de perda de peso rápida por 12 semanas, enquanto 97 pessoas seguiram uma dieta de perda de peso lenta, mas constante, por 36 semanas.

Quase 3 anos depois, cerca de 70% das pessoas em ambos os grupos recuperaram todo o peso que haviam perdido. Isso significa que ambas as dietas foram igualmente eficazes no final (22Fonte confiável)

Embora esses estudos tenham descoberto que a perda de peso rápida é tão eficaz quanto a perda de peso lenta, mas constante, em geral, é improvável que uma pessoa em casa obtenha resultados semelhantes.

As pessoas nos grupos de perda rápida de peso tiveram o apoio de médicos e nutricionistas durante as fases de perda e manutenção de peso. A pesquisa mostra que ter o apoio de um profissional de saúde pode melhorar suas chances de sucesso na perda de peso a longo prazo (23Fonte confiável24Fonte confiável)

Além disso, médicos e nutricionistas tentam minimizar os riscos à saúde decorrentes da ingestão de poucas calorias. Esses riscos incluem perda muscular, deficiências nutricionais e cálculos biliares.

Pessoas que experimentam essas dietas sozinhas têm maior risco de desenvolver essas condições médicas.

Resumindo, você tem mais probabilidade de perder peso e mantê-lo perdendo peso lentamente. Essa abordagem o ajudará a desenvolver comportamentos alimentares saudáveis ​​para manter o peso baixo, e é mais segura do que perder peso rapidamente, especialmente se você não tiver o apoio de um profissional de saúde.