Barreiras à terapia de saúde mental

Barreiras à terapia de saúde mental

Para muitas pessoas, a terapia pode ser a primeira coisa que vem à mente se você estiver pensando sobre o espaço da saúde mental ou se estiver lutando atualmente com seu próprio bem-estar mental.

Embora a terapia tenha vários benefícios, também existem razões pelas quais a terapia pode não estar disponível. Por exemplo, se você estiver em uma crise, pode precisar de suporte imediato. Também é possível que você não possa pagar pela terapia ou que ela esteja inacessível para você em geral.

Nesses casos, pode ser útil considerar uma variedade de recursos além da terapia para ver qual deles pode funcionar melhor para você.

Barreiras à terapia de saúde mental

Se é a primeira vez que procura tratamento ou apoio para a sua saúde mental, fazer uma terapia pode ser intimidante. Um artigo de jornal de 2015 revisou as barreiras para acessar o tratamento de saúde mental nos níveis de paciente, terapeuta, tratamento, organização e governo. 1

No nível do paciente individual, algumas barreiras incluíram:

  • Acesso limitado ao transporte : para quem não tem carro ou outro meio de transporte, encontrar um terapeuta pode parecer quase impossível.
  • Falta de cobertura de creche : para pessoas com filhos, muitas vezes pode ser difícil encontrar alguém para cuidar de seus filhos durante o tempo de consulta.
  • Incapacidade de encontrar um terapeuta culturalmente competente : muitas vezes pode ser um desafio encontrar um terapeuta que possa compreender os desafios exclusivos de sua cultura e tratar seus problemas específicos de saúde mental. Para o folx marginalizado (negro, indígena ou LGBTQ, por exemplo), muitos problemas de saúde mental geralmente se originam ou são agravados pelos efeitos opressão, discriminação, supremacia branca, colonialismo de colonos, anti-negritude, etc.
  • Desafios de estigma e motivação : às vezes, o estigma em torno do tratamento de saúde mental pode impedir as pessoas de procurarem ajuda.

Embora esses desafios possam parecer relativamente superáveis, eles podem se mostrar particularmente opressores quando também abordando questões de saúde mental. Em um artigo de jornal de 2017, o estigma relacionado à saúde mental foi considerado uma barreira na saúde, no que diz respeito a atitudes negativas, falta de conhecimento e habilidades, pessimismo terapêutico e estigma na cultura do local de trabalho. 2

Como os profissionais de saúde muitas vezes careciam de uma compreensão adequada do tratamento de saúde mental e não haviam revelado seu estigma, eles falharam em avaliar e apoiar as necessidades de seus pacientes.

De acordo com uma revisão sistemática de 2016 das percepções dos médicos de família, algumas barreiras para o tratamento de saúde mental de crianças e adolescentes incluíram recursos, aceitação de consultas, limitações de confidencialidade, estigma, complexidade, conhecimento limitado e dificuldade de relacionamento com os jovens. 3 Com esses desafios, é fácil ver por que a terapia pode ser difícil de acessar.

Leia mais em: Notícias sobre saúde

O Impacto Adicional da Opressão

Além dessas barreiras ao acesso a recursos, pode haver outros motivos pelos quais certos grupos podem ter dificuldades para encontrar a terapia apropriada.

De acordo com um artigo de jornal de 2017, pessoas trans e não conformes de gênero que tentaram acessar os serviços de saúde enfrentaram barreiras como restrições financeiras, disponibilidade de serviços, preocupações com a transfobia e desafios interpessoais, entre outras preocupações. 4

Uma tentativa de acessar os serviços com um terapeuta que não pensa tão criticamente sobre a opressão poderia deixar pacientes trans e de gênero diverso em maior sofrimento mental do que antes dessa interação.

Um estudo de 2016 descobriu que pessoas que injetam drogas enfrentaram barreiras significativas para ter acesso a tratamento de saúde mental adequado, incluindo longos tempos de espera, má prestação de serviços, estigma crescente e falta de moradia. 5 Em outras palavras, as pessoas que injetam drogas têm muito menos probabilidade de acessar os serviços de terapia de saúde mental apropriados quando mais precisam.

Outros tratamentos e recursos de saúde mental

Pode ser benéfico explorar algumas outras maneiras de acessar o suporte de saúde mental se a terapia estiver indisponível ou inacessível para você. Um artigo de jornal de 2013 sugeriu algumas alternativas para a terapia de saúde mental para jovens: 6

  • Biofeedback
  • Exercícios de respiração profunda
  • Hipnose
  • Imaginação guiada
  • Atenção plena
  • Relaxamento muscular progressivo
  • Grupos de apoio
  • Alimentação saudável
  • Massagem
  • Programas de terapia assistida por equinos 7

Dado que as preocupações com a saúde mental às vezes podem ser vivenciadas de maneiras psicossomáticas , faz sentido para o folx buscar uma variedade de tratamentos. É claro que mesmo a melhor terapia de saúde mental será inútil se o folx não conseguir acessá-la, 7 por isso vale a pena explorar outras opções para atender às suas necessidades.

Avaliando suas necessidades exclusivas

Ao considerar a melhor forma de atender às suas necessidades de saúde mental, pode ser útil refletir sobre outros recursos que o ajudaram no passado.

Ouça podcasts

Por exemplo, se você gosta de podcasts, essa pode ser uma maneira de aprender mais sobre como gerenciar sua saúde mental com eficácia quando a terapia não estiver disponível. Alguns podcasts que você pode gostar incluem Between Sessions , Disability after Dark e The Homecoming Podcast with Dr. Thema .

Leia livros voltados para a saúde mental

Se você tende a gostar mais de ler do que ouvir podcasts, essa pode ser uma fonte melhor de psicoeducação sobre saúde mental para você. Dependendo de sua compreensão de suas necessidades de saúde mental, uma abordagem direcionada pode ser benéfica.

Por exemplo, se você está lutando contra a depressão e a ansiedade relacionadas à imagem corporal, pode achar útil mergulhar no livro de Sonya Renee Taylor, Your Body Is Not An Apology Workbook .

Conecte-se com uma comunidade pela qual você é apaixonado

Para alguns, a saúde mental pode ser reforçada por um senso de propósito e comunidade com outras pessoas. Embora você possa sentir um propósito por frequentar um grupo religioso regularmente, outra pessoa pode se beneficiar organizando a defesa da abolição localmente.

Talvez para você, um senso de comunidade signifique agendar mais tempo para conversar ao telefone com seus entes queridos, enquanto seu vizinho pode preferir jogar online com um time de jogadores internacionais.

Dados os benefícios da atividade física e da ativação comportamental na saúde mental, pode ser útil investir em ambos. Para alguns, isso pode parecer correr várias vezes por semana, preparando-se para uma maratona ou praticando dança em casa. Talvez para você, isso signifique começar aos poucos, dando uma caminhada diariamente ou tentando um novo hobby com uma aula de fim de semana.