Por que comer muito açúcar engorda

Não é segredo que comer doces e refrigerantes costuma fazer você ganhar peso. O corpo usa carboidratos para obter energia, mas muitos açúcares simples são decompostos em glicose e entram na corrente sanguínea muito rapidamente.
Essa velocidade é responsável por uma corrida e quebra do açúcar. O açúcar sozinho não o deixa satisfeito, então você ainda pode comer mais e mais. Depois de consumir o que precisa para obter energia, o corpo armazena açúcar extra nas células de gordura. Comer em excesso de açúcar por muito tempo, sem fazer exercícios para queimá-lo, pode resultar em ganho de peso.

Digestão

Os grãos que comemos e chamamos de carboidratos são glicose quase pura. Eles vão para a corrente sanguínea lentamente porque leva um tempo para as enzimas no intestino quebrarem todos eles. A glicose então viaja pelas veias porta . A primeira parada é o fígado. Se o fígado precisa de energia, ele absorverá glicose. Se o fígado já tem energia suficiente, a maior parte da glicose passa pelo fígado e vai para o resto do corpo . Outras partes do corpo recebem a glicose de que precisam para obter energia, como músculos ou órgãos.

O açúcar vai primeiro para o estômago, depois para o intestino delgado, o fígado e todas as células que precisam de energia.

A frutose dos sucos e refrigerantes também vai para o intestino e é entregue diretamente ao fígado. No entanto, uma enzima do fígado está permanentemente ativada, portanto, sempre recebe frutose, mesmo que já tenha energia suficiente. Apenas uma pequena fração da frutose é distribuída para o resto do corpo. Quando muita frutose ou glicose se acumula no fígado, ela é armazenada como gordura. Quando há mais gordura no fígado, mais gordura é liberada na corrente sanguínea. Isso, por sua vez, resulta em níveis mais elevados de triglicerídeos e colesterol, o que pode causar doenças cardíacas. Quando alguém ingere muito açúcar por muito tempo, sem queimá-lo, a gordura se acumula e engorda.

Insulina: a polícia do açúcar

O fígado atua com o pâncreas para regular o açúcar no sangue e as células de gordura. As células beta do pâncreas controlam a quantidade de glicose na corrente sanguínea e liberam o hormônio insulina para controlar a quantidade. A insulina é como a polícia que mantém a quantidade de glicose na corrente sanguínea em um bom nível. Digamos que você coma uma caixa inteira de sorvete. Depois de passar pela digestão, o açúcar entra na corrente sanguínea.

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Quando o pâncreas percebe que há muito açúcar, ele secreta insulina, que faz com que o açúcar vá para as células, como o fígado e os músculos, para que possam usá-lo como energia. Se você consumir mais açúcar do que precisa, ele é armazenado para quando você precisar de um impulso. De qualquer forma, é retirado da corrente sanguínea se houver muito. Quando o corpo precisa de energia, como entre as refeições e durante a noite, a baixa insulina permite que o açúcar seja liberado no sangue.

Quando há muita gordura no fígado, a insulina não funciona muito bem, o que pode causar diabetes . O corpo não produz o suficiente ou qualquer insulina e açúcar no sangue podem atingir níveis perigosos para o corpo. Quem sofre de diabetes precisa medir constantemente o açúcar no sangue e tomar insulina externamente, se estiver muito alto.

Melhores carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. No entanto, nem todos os carboidratos são iguais – um refrigerante não é digerido da mesma forma que o macarrão ou o pão. Os melhores açúcares vêm de produtos frescos ou de carboidratos complexos, como massas. Eles fornecem energia sustentada, enquanto guloseimas açucaradas não o enchem. Quando você come alimentos que contêm açúcares simples, como os encontrados no refrigerante, o sistema digestivo os decompõe e os libera na corrente sanguínea muito rapidamente. Eles são calorias vazias; eles apenas fornecem energia, mas nada mais nutricional. A energia do refrigerante ou do doce aumenta muito rapidamente, mas o açúcar de uma fruta dura mais porque também contém fibras que retarda a digestão. Além disso, a frutose, encontrada em adoçantes, molhos, molhos para salada, entre outros, não suprime a fome. Seu corpo não sabe quando você já bebeu, então ele continua se transformando em gordura. 

A quantidade recomendada de açúcar para um adulto é de 25 g por dia. No entanto, a pessoa média come mais do que o dobro. Não é totalmente sua culpa, é bom comer açúcar. Quando você come açúcar, o cérebro libera dopamina e serotonina, que aumentam o humor. Infelizmente, comer muito açúcar acarreta uma série de problemas cardíacos, incluindo obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Há coisas boas demais.

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