Perder peso após as férias de verão: o que você deve fazer e como enfrentar

Perder peso após as férias de verão: o que você deve fazer e como enfrentar

Muitas pessoas se comprometem a retomar seus hábitos saudáveis no final de agosto, após terem relaxado durante o verão. Setembro é apresentado como o mês da volta à rotina, como uma espécie de janeiro alternativo em que reaparecem aquelas resoluções que apontam para uma vida melhor, mais plena e recarregada de bem-estar. No entanto, este ano, a pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas perdessem um pouco a perspectiva quando se trata de cuidar de si mesmas devido a um problema de saúde muito mais grave, real e latente.

Este ano , o ‘regresso às aulas’ será diferente , assim como o regresso ao trabalho, às tarefas quotidianas e, claro, ao ginásio. Como será para os espanhóis esse retorno ao caminho da vida saudável? Se há algo claro que os especialistas têm, é que será muito mais difícil e complicado do que em outras temporadas. Basicamente, pela pressão emocional que isso acarretará e pelo fato de termos relaxado mais do que o necessário no verão no que diz respeito à alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares, tendo passado por uma situação de crise tão dura como a que vivemos os meses de primavera e a necessidade urgente de desligar com a chegada das férias.

A primeira coisa é não exigir muito. E, acima de tudo, supere aquele sentimento de culpa ou medo do fracasso

É o que reconhece o psicólogo especialista em inteligência emocional e especialista em coaching para emagrecer, que afirma que “setembro marca o início de uma nova vida, trabalho ou estágio acadêmico”, portanto, “a exigência própria para perder peso é muito alto “ . Nesse sentido, “é o momento em que mais pessoas pretendem perder peso e entrar em forma junto com janeiro”.

“Assim como depois do fim das férias de Natal, nos últimos dias de agosto e início de setembro abunda o sentimento de culpa por ter excedido ou relaxado mais do que o necessário para levar uma vida saudável”, afirma. “Isso mexe muito nas pessoas, condiciona muito na hora de cumprir seus propósitos e em muitos casos leva ao fracasso. Portanto, a primeira coisa a fazer é não exigir muito de si ou acreditar que os resultados virão de imediatamente. E, acima de tudo, superar aquele sentimento de culpa ou medo do fracasso ”.

Trabalhe as emoções, não apenas físicas

“Muitas vezes temos maus hábitos para aliviar ou resolver um problema psicológico que está nos prejudicando e que não entendemos. Nesse caso, a primeira coisa para reverter a situação será saber de onde vem e como pode ser tratada ou dar uma resposta muito mais saudável ”, explica. “A perda de peso envolve um longo processo que consiste em se adaptar a uma série de comportamentos baseados em uma dieta específica e uma série de exercícios . Não tome isso como um desafio, mas como uma rotina ”.

Beba muita água, aposte nas frutas da estação quando sentir fome e substitua carne por peixe azul

Além disso, como dissemos, este ano voltar ao caminho da vida saudável tornou-se um pouco mais difícil. Na primavera passada passamos em casa e, embora houvesse muitas pessoas que apesar de não poderem sair às ruas se mantiveram firmes em sua alimentação e rotinas de exercícios, o verão chegou e com ele os jantares com a família e amigos, as tardes sol e sesta, refeições fartas e fartas, o consumo de cerveja e, claro, os reis de todas as sobremesas de verão: sorvete. “Tudo isso se traduz, mais ou menos e em linhas gerais, em um aumento de 3 a 4 quilos de peso”.

Herrero acredita que há mais tentações à nossa disposição, mais rotinas, mais lazer e mais refeições fora de casa. “Podemos dizer que comemos menos, mas comemos mal”, frase. “ Embora seja verdade que nesta temporada tendemos a comer pratos mais leves, mais saladas e gazpachos , com temperaturas altas sentimos menos vontade de cozinhar e recorremos a alimentos pré-cozinhados, que fornecem uma grande quantidade de calorias e gorduras.” Devemos também dar atenção especial à cerveja: “Com ou sem álcool, ela diminui a quantidade de água no corpo e aumenta o apetite”.

Os primeiros passos

Como você começa a pensar em baixar os números da escala no final de agosto e início de setembro? Herrero garante que sempre recomenda aos seus pacientes que comecem “ bebendo bastante água e apostando nas frutas da estação quando bater a fome ”, principalmente melancia, morango ou gaspacho. Por sua vez, a nutricionista preconiza a redução do consumo de carnes vermelhas a níveis mínimos e sua substituição por peixes, “de preferência azuis, que têm muito baixo teor de gordura”. E, é claro, elimine ou reduza as bebidas alcoólicas tanto quanto possível, contenham ou não álcool (‘sem’ cerveja, embora contenha menos calorias vazias que a original, também é prejudicial porque contém açúcar). 

Mas com uma boa alimentação você não conseguirá nada se não a acompanhar com exercícios físicos. Bayon, por sua vez, defende os exercícios intervalados de alta intensidade (conhecidos pela sigla HIIT) como ponto de partida e se quiser ver os resultados mais cedo. E outro detalhe muito importante que ele defende como uma das chaves do sucesso: o fato de sair para se exercitar em grupo, já que “recebe apoio imediato de pessoas que buscam o mesmo que você ou têm objetivos semelhantes”. Embora agora não seja um momento muito favorável para se reunir com outras pessoas, se você for o responsável, mantenha uma distância segura e siga as recomendações de saúde , “será muito mais fácil você se adaptar a essa nova rotina se fizer acompanhado do que individualmente”.

“O segredo é traçar metas de longo prazo e ver o desafio como mais um processo como uma meta a ser cumprida, descobrindo benefícios além do resultado final”, finaliza o treinador. Embora este setembro seja mais especial do que outros anos, as previsões ruins abundam e o alarme de saúde colapsa toda a atenção, você não deve esquecer que para se sentir bem consigo mesmo, não apenas do ponto de vista físico, mas também mental e emocionalmente, você tem levar uma vida ativa e comer de forma saudável.

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