Como a espirulina ajuda na perda de peso?

Você não quer voltar ao tempo em que pesava 5 quilos a menos? Você está entediado de usar roupas largas, jeans escuros e modeladores para esconder sua figura? O fato é que essas roupas não podem protegê-lo de doenças relacionadas à obesidade, como PCOD, diabetes, doenças cardiovasculares e infertilidade. Mas perder peso pode.

Se você realmente quer voltar à forma, faça mais do que apenas uma alimentação saudável e se exercitar. Tomar suplementos pode acelerar o processo, e um desses suplementos naturais para perda de peso é a espirulina ( 1 ).

Esta biomassa de algas verde-azuladas foi classificada como “Melhor Alimento para o Futuro” pela ONU por várias razões, sendo a perda de peso uma delas ( 2 ). Continue lendo para descobrir como a espirulina ajuda na perda de peso, onde comprá-la, dosagem e muito mais.

Índice

Como a espirulina ajuda na perda de peso

A espirulina é baixa em calorias e rica em proteínas. Tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, suprime o apetite, aumenta a mobilização de gordura e reduz o açúcar no sangue e a pressão arterial. Todos esses fatores ajudam na perda de peso.

A espirulina é uma biomassa de microalgas flutuantes encontrada principalmente em reservatórios de água da África, Índia, México e América ( 3 ). É altamente nutritivo, motivo pelo qual foi promovido pelo Instituto Intergovernamental para o Uso da Microalga Spirulina Contra a Desnutrição (IIMSAM) para combater a fome e a desnutrição ( 2 ).

A NASA recomenda espirulina como alimento para astronautas em missão espacial ( 4 ). Também é consumido por soldados durante guerras de longa duração. Veja como a espirulina beneficia a perda de peso.

1. Baixo teor de calorias

Uma colher de sopa (7 g) de espirulina contém apenas 20 calorias ( 5 ). Consumir alimentos de baixa caloria é fundamental se você deseja perder peso. Isso ajudará a criar um equilíbrio de energia negativo. Você pode adicionar espirulina ao seu smoothie ou suco matinal sem se preocupar em consumir muitas calorias.

2. Rico em proteínas

Quando se trata de perda de peso, uma dieta baixa em carboidratos e alta proteína funciona para a maioria das pessoas que fazem dieta. A espirulina contém cerca de 60-70% de proteína e contém todos os aminoácidos essenciais ( 5 ).

As proteínas demoram mais para digerir do que carboidratos simples. Portanto, a espirulina pode mantê-lo satisfeito por mais tempo ( 6 ). Além disso, as proteínas ajudam a construir a massa muscular magra, fazendo com que você pareça tonificado e aumentando sua força e resistência muscular e evitando danos musculares pós-exercício ( 7 ).

3. É altamente nutritivo

A espirulina é rica em vitaminas C, B1, B6, B5 e E, minerais como cobre, zinco e manganês, enzimas úteis e fibra alimentar que a torna um suplemento perfeito para emagrecer ( 5 ). Esses minerais, vitaminas, enzimas e fibras dietéticas ajudam na digestão e no metabolismo, eliminam toxinas e evitam a absorção de gordura.

4. Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias

A espirulina possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias ( 8 ). Os antioxidantes ajudam a anular os radicais de oxigênio prejudiciais e impedem que o corpo produza moléculas pró-inflamatórias. Isso evita que o corpo fique em um estado de estresse e inibe a inflamação. O acúmulo de tóxicos e a inflamação são dois fatores principais de ganho de peso, que a espirulina pode prevenir.

5. Suprime o apetite

A espirulina também é um inibidor de apetite. Contém o aminoácido fenilalanina que estimula a secreção de colecistocinina que ajuda a suprimir o apetite ( 9 ).

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6. Reduz os níveis de colesterol

Muitos estudos científicos realizados para descobrir os benefícios da espirulina confirmaram que a espirulina possui propriedades hipolipemiantes. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue. O consumo de espirulina pode aumentar a mobilização de gordura, que é fundamental para a perda de peso ( 10 ), ( 11 ).

7. Reduz o açúcar no sangue

Açúcar elevado no sangue pode aumentar o risco de desenvolver resistência à insulina, obesidade, PCOD e diabetes. A espirulina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2. Incluir espirulina em sua dieta pode ajudar a regular os picos de insulina, protegendo contra doenças e prevenindo o ganho de peso ( 12 ).

8. Reduz a pressão arterial

A espirulina também ajuda a baixar a pressão arterial sistólica e diastólica, tornando-se um potente agente anti-hipertensivo. A hipertensão e o estresse levam ao ganho de peso. A suplementação com espirulina pode diminuir a concentração de gorduras no sangue, evitando o ganho de peso ( 13 ).

Estas são as 8 razões pelas quais a espirulina é considerada um dos melhores suplementos para perder peso. Agora, vamos descobrir como você pode consumir espirulina

e dê uma olhada na dosagem de espirulina para perda de peso em pó e comprimidos.

Espirulina em Pó

  • Misture uma colher de sopa de espirulina em pó em seu suco ou smoothie.
  • Misture uma colher de sopa de espirulina em pó em um copo de água.
  • Adicione uma colher de sopa de espirulina em pó à sua salada, sopas, molho de salsa caseiro, caril e vegetais refogados.
  • Adicione ½-1 colher de sopa de espirulina aos seus bolos, doces e barras energéticas caseiras.

Comprimidos de espirulina

Se você quiser tomar comprimidos de espirulina, é seguro tomar um comprimido de 500 mg 3-4 vezes ao dia. Mas certifique-se de falar com seu médico antes de usar a espirulina para perda de peso.

A dose pode variar de acordo com o problema. Mais estudos são necessários antes que uma recomendação terapêutica seja estabelecida.

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Mas é seguro consumir espirulina?

O FDA aprovou a espirulina como segura para consumo. No entanto, é melhor consultar um médico porque você pode ser alérgico à espirulina, se sair muito melhor consumindo qualquer outro suplemento natural para emagrecer, ou nem mesmo precisar consumir espirulina.

Além disso, evite consumir espirulina se você for alérgico a frutos do mar ou tiver hipotireoidismo . Embora seja seguro para consumo, você pode sentir febre ou fadiga depois de consumir espirulina.

Aqui está uma lista de coisas que você deve considerar antes de comprar espirulina para perda de peso.

Coisas a considerar antes de comprar espirulina

Você pode comprar espirulina online ou em qualquer farmácia nas proximidades. Verifique a data de validade no rótulo, compre de uma marca conhecida e certifique-se de que é orgânico.

Você pode não gostar instantaneamente do sabor da espirulina de uma vez. Aqui estão algumas receitas que o ajudarão a consumir espirulina em pó sem se sentir desconfortável. Verifique-os.